Web Summit 2022 – O que os especialistas do XIS Group dizem?

Web Summit 2022 - O que os especialistas do XIS Group dizem?

A Web Summit não só é uma montra internacional para os nossos projetos, mas também é uma fonte de informação massiva dos temas mais quentes da cena tecnológica internacional.

A equipa do XIS Group esteve presente pela 4ª vez nesta feira de referência internacional. Entrevistamos a nossa equipa de especialistas, para ficarmos a conhecer quais as novidades e tendências do mercado global das tecnologias que fizeram parte da edição deste ano.

No que toca às tendências destacam-se os temas metaverso, Web3 e Crioptomoeda. A Dália Sousa, Consultora Sénior do XIS Group, conta que “Participamos em várias sessões sobre diversos temas. À saída de cada sessão as ideias e conceitos dominantes eram metaverso, Web3(NTFS) ou cripto, portanto é de pensar nestes temas como tendências”.

Outras das tendências identificadas pelo nosso Lead Systems Engineer & Senior Developer, Marco Erra, “são as energias renováveis (elétricos, hidrogénio, gestão de recursos\água), tecnologias de blockchain (diversas aplicações ainda por explorar), tratamento de big data (AI, federated analisys,...) e cada vez mais soluções cloud.”

No XIS GROUP entusiasma-nos as ideias, inovação e o futuro. Perguntamos á nossa equipa de especialistas que esteve presente no Web Summit sobre a experiência vivida durante os três dias de feira:

Vitorino Gouveia, COO do XIS Group, partilhou connosco que “Nos três dias deste evento global das tecnologias e profissionais da área, ficou sobretudo o conhecimento obtido pela partilha de experiências com os especialistas mundiais nas áreas da cloud, inteligência artificial e cibersegurança e um "funil" cheio de novas ideias, tecnologias e "rodas já inventadas" para filtrar nos próximos meses.”

O Marco Erra, Lead Systems Engineer & Senior Developer, sublinha a oportunidade que a WEB Summit foi para a “troca de ideias e conhecimentos entre pessoas com as mais diversas origens e backgrounds, vindos de todo o mundo” e a importância que esta interação tem para despoletar novas ideias. Concluiu este raciocínio dizendo “Onde estamos e para onde vamos, só a imaginação nos limita.”

Da sua análise ao evento, acrescentou ainda que “É revigorante ver, conversar e sentir o entusiasmo, de gente nova que vem com ideias novas e gente mais velha, para a qual a idade é apenas um número, e que tem uma visão diferente da nossa que nos estimula a ir mais além.

Desde jovens recém-licenciados, a empresários já estabelecidos e passando por investidores capazes e com vontade de arriscar nas ideias mais futuristas ou aparentemente inalcançáveis, faz-nos acreditar que este é o momento certo para estarmos nesta área.”

A Web Summit, foi novamente este ano, uma oportunidade de estreitar laços com as empresas regionais de tecnologias. Foi um prazer estar no mesmo stand, Stand – Madeira Tech Hub, com as outras empresas regionais. Tudo isto foi possível com o apoio do Governo Regional da Madeira, por meio da INVESTMadeira.

A Madeira fica a ganhar por todo este trabalho que coloca a nossa região cada vez mais na linha da frente das tecnologias do futuro.