
Na semana passada, dia 28 de junho, o Grupo XIS participou no seminário “Transformação digital na Madeira, uma oportunidade transversal para a sociedade, as empresas e a Administração”.
Neste artigo pode encontrar toda a informação necessária para ficar a conhecer tudo sobre o que aconteceu no seminário e os seus participantes, assim como as principais ideias partilhadas neste evento.
Transformação digital para melhorar a competitividade
A organização do seminário foi da responsabilidade do IDE, IP-RAM, na qualidade de parceiro do projeto SMART-ECO. O projecto SMART-ECO, co-financiado pelo programa Interreg MAC 2014-2020, surgiu com o objetivo de criar uma plataforma de cidades inteligentes para a melhoria da competitividade digital da sociedade, das empresas e da Administração Pública.
Este Seminário apresentou as diversas vantagens e oportunidades que a transformação digital representa para as empresas da Região Autónoma da Madeira. Teve um especial foco nas condicionantes e novas oportunidades associadas à atual situação de pandemia COVID19. Foram apresentados exemplos práticos e reais de como é possível tirar partido da economia digital, através do desenvolvimento de ações para a modernização das TIC, promoção do comércio eletrónico, entre outros desafios.
Quem participou no seminário sobre transformação digital na Madeira?
O seminário contou com uma audiência internacional, com mais de 80 participantes. O Projeto SMART-ECO, assim com este seminário, atua com especial foco dentro da região MAC, que inclui as Ilhas Canárias, Cabo Verde, Mauritânia, Senegal, e as ilhas da Madeira e Açores.
Devido à diversidade de participantes, o seminário foi realizado em duas línguas, português e espanhol ao mesmo tempo.
A participação do Grupos XIS no seminário
O XIS Grupo participa no projeto Madeira M-SMART, que visa acelerar a transformação digital da Madeira e ajudar a ilha a tornar-se um centro digital. Umas das empresas do XIS Group, a Power of Touch Technologies, está ativamente envolvida no programa, tendo já alcançado, com os restantes parceiros do projeto, importantes marcos.
No seminário, o nosso CEO, Luís Duarte Silva, falou sobre a tecnologia dos Smartcards biométricos que foi desenvolvida pela PoTT. Explicou como os cartões funcionam e como podem ser aplicados em diferentes áreas incluindo, entre outros, a educação, saúde, turismo ou preservação da natureza. Para mais informação, assista à apresentação clicando aqui ou assista ao vídeo do projeto M-SMART clicando aqui .
Quais foram os resultados do seminário?
É grande o nosso orgulho por todo o feedback positivo que recebemos à apresentação, e também pelo interesse que os participantes demonstraram em replicar e utilizar a tecnologia de Smartcards biométricos da PoTT nas suas entidades e regiões. Reforçamos aqui o nosso convite para que todos os interessados nos contactem para os podermos ajudar e para que nasçam novas colaborações.
No seminário ficámos a conhecer outros projetos que também ajudam a Madeira a avançar em direção à transformação digital. É uma grande satisfação ver a colaboração entre as diferentes entidades neste contexto.
Trabalhamos para melhorar a nossa ilha, e acreditamos que criar plataformas de cidades inteligentes para melhorar a competitividade digital da sociedade, das empresas e da administração pública é a forma certa de consegui-lo.
Estamos gratos pelo convite para participar no seminário e estamos entusiasmados para encetar novas colaborações!