Rescaldo WebSummit 2022

Rescaldo WebSummit 2022

As empresas do XIS Group estiveram presentes pela 4º vez, na feira internacional de tecnologia – Web Summit. Foi, mais uma vez uma, participação muito intensa, onde apresentámos vários dos nossos projetos mais recentes.

Floating Particle

      STELLACascais

A STELLA - tecnologia de hidrogénio, desenvolvida pela Floating Particle, é um reator de produção de hidrogénio por gasificação de biomassa residual. Este é um processo energeticamente autossustentável e com zero emissões poluentes para a atmosfera.

A Câmara de Cascais assinou com a Floating Particle um Protocolo de investigação e desenvolvimento tecnológico de produção de hidrogénio. Este protocolo insere-se no projeto de mobilidade verde do município, onde será feita a conversão de lixo doméstico em hidrogénio, por meio da tecnologia STELLA. O hidrogénio produzido irá abastecer autocarros públicos movidos a hidrogénio.

No caso do Município de Cascais, a STELLA está dimensionada para produzir, com alguma margem, o hidrogénio suficiente para numa primeira fase abastecer dois autocarros públicos. A STELLA irá transformar cerca de 7,5 toneladas de resíduos em 720Kg de H2 por mês. Os dois autocarros abastecidos com o hidrogénio produzido, terão uma autonomia diária de cerca de 500km no total.

O projeto está em fase avançada de desenvolvimento e produção pela equipa da Floating Particle, prevendo-se a produção do primeiro kg de hidrogénio no primeiro semestre de 2023. Para mais informação ver o vídeo clique aqui

      MEROPE

O MEROPE é o mais recente produto da gama Floating Particle. É mais uma tecnologia inovadora, complemente desenvolvida pela equipa de investigação e desenvolvimento da empresa.

O sistema MEROPE é um evaporador a baixas temperaturas: Uma tecnologia mais sustentável, criada para responder às necessidades de purificar água, por exemplo, para a dessalinização ou o tratamento de água residuais, assim como separação de sólidos dos líquidos, por exemplo, tratamento de lamas de ETAR ou lixiviados.

Com esta tecnologia de ponta passou a ser possível purificar líquidos e/ou separar sólidos a baixos custos. A evaporação a baixas temperaturas do sistema MEROPE, exige menos energia que os processos tradicionais, sendo mais sustentável.

A Floating Particle disponibiliza no mercado os benefícios desta nova tecnologia, por meio da prestação de serviços de tratamento de líquidos, oferecendo tarifas competitivas por cada metro cubico processado.

Os primeiros clientes já estão a contar com a implementação deste serviço, nomeadamente em regiões turísticas que recorrem a dessalinização para ter os níveis de água potável necessários para a sua população e atividades hoteleiras. A necessidade de dessalinização é uma tendência crescente a nível mundial, face as alterações climáticas e escassez de água, sendo esta uma tecnologia com potencial para agregar qualidade de vida, principalmente em ilhas e em zonas costeiras, onde se encontra uma grande concentração da população mundial. Para conhecer mais sobre o MEROPE, ver o link aqui

Power of Touch Technologies

      Smart Card Biométrico

O Smart Card Biométrico, resultante da investigação e desenvolvimento da Power of Touch Technologies, trata-se de um smartcard com leitor de impressões biométricas. Este é o único fator que desbloqueia todo o acesso ao cartão. Sem impressão digital do detentor do cartão não é possível aceder as suas funcionalidades.

No interior do cartão, as aplicações podem ser muitas, o que permite que o mesmo cartão possa ser usado em diferentes ambientes. Por exemplo, é possível utilizá-lo para aceder a determinada área dentro da empresa, como para andar nos transportes públicos, aceder a museus ou locais da hotelaria.

O Smart Card Biométrico despertou grande interesse no mercado, em particular em contexto da pandemia COVID19. Isto porque, o utilizador apenas tem de tocar no seu próprio cartão para que seja lida a sua impressão digital, sem ter necessidade de tocar no mesmo leitor de impressões que os restantes utilizadores tocam. Assim, evitou-se comportamentos de risco em atos tão frequentes, como por exemplo o controlo de assiduidade.

Realizou-se na ilha da Madeira o projeto M-SMART, um projeto demonstrador das aplicabilidades deste cartão numa smart city.

As aplicabilidades deste cartão numa smart city foram demonstradas no projeto M-SMART, que decorreu durante 2 anos na Ilha da Madeira.

O projeto ajudou a transformar a Madeira num exemplo para as tecnologias do futuro. Este projeto foi uma iniciativa de investigação e desenvolvimento liderada pela equipa da Power of Touch, com o financiamento do IDERAM, pelo programa de incentivo Pro-Ciência 2020 e contou com o apoio do Governo Regional da Madeira.

No projeto M-SMART, foram testados com sucesso cartões biométricos aplicados a diversas áreas da sociedade.  Mais informação, ver o vídeo do projeto aqui 

Depois do sucesso do projeto M-SMART, a equipa de investigação e desenvolvimento continua a tornar esta tecnologia cada vez mais interessante para o mercado, por exemplo, melhorando continuamente a rede de fornecedores, que permitam a produção de cartões com cada vez mais durabilidade, flexibilidade e melhor preço.

Na Web Summit, a Power of Touch apresentou-se nos stands das Alphas, tendo suscitado o interesse tanto de clientes como de investidores para a empresa e o seu crescimento.

XGT

      XIS Connect

O XIS Connect a jóia da casa da XGT (empresa do XIS Group). É uma plataforma web nativa, desenvolvida pela equipa da XGT, disponibilizada na cloud (SaaS) ou private cloud. Está presente em instituições de áreas de atuação tanto no sector público como no sector privado.

A plataforma XIS Connect é constituída por um conjunto de módulos funcionais principais e uma área de configuração de sistema que permite a criação de novos módulos, funcionalidades adaptadas aos processos e fluxos de cada organização, desde Recursos Humanos, Gestão Financeira, Tesouraria, Gestão de Stocks entre muitos outros.

Permite a utilização integrada de múltiplas organizações, é multilingue, concebida por desenho para o novo regulamento geral de proteção de dados (RGPD). O ambiente de trabalho, os portais self-service e serviços on-line são 100% parametrizáveis e flexíveis.

Para além de todas as funcionalidades de um ERP, flexibiliza a conexão com sistemas existentes, internos ou externos, potenciando a implementação de estratégias Smart Data e a consolidação de diferentes realidades baseada no mapeamento de acontecimentos.

Na Web Summit foi apresentado para o apoio à diversos projetos de gestão e de inovação interdisciplinar, nomeadamente implementação de modelos de inteligência artificial e machine learning.

No site do XIS Group criou-se uma página informativa sobre o produto, não só para apoiar na apresentação do XIS Connect na feira, mas também para celebrar o 7º aniversário da plataforma XIS Connect que foi no fim de outubro. Para ver as novidades no site da página sobre o XIS Connect clique no link aqui.

 

XIS Group, colocamos futuro em tudo o que fazemos!