Em 2017, os eventos RobôBrava, uma iniciativa do Governo Regional patrocinada pelo Grupo XIS, mostraram a mais de dois mil jovens, entre os 8 e os 14 anos de idade, o poderoso universo da robótica e da inteligência artificial, levando-os a construir, a partir de kits da Lego, robôs por eles desenhados e com funcionalidades por eles inventadas.

Esta incrível viagem RobôBrava, que 'girou' por quase todos os concelhos do arquipélago, pôs-lhes nas mãos um acervo tecnológico que, noutras circunstâncias, dificilmente teriam oportunidade de manusear. A experiência abriu-lhes a veia criativa, ateou-lhes a curiosidade e deu-lhes razões de sobra para aquele entusiasmo que, a cada ação, víamos crescer nos seus olhos e nos olhos de quem pôde observar de perto a tecnologia a entrar pela vida dentro, a misturar-se com o lado mais prosaico do nosso mundo.

Este foi, sem dúvida, um dos momentos grandes do ano e um dos que mais nos orgulhamos.

Porquê? Porque ali se juntaram peças para o futuro, ali se ampliaram perspetivas e, provavelmente, nasceram outras. Porque não esquecemos os [tantos] elogios que nos chegaram, a imensa gratidão de quem aceitou o desafio e se deixou atravessar pela aventura. Porque o valor todo daquilo que imaginamos e criamos só nos vem bater à pele quando outros o experimentam com o mesmo prazer com que nós o imaginámos.

Somos assim. E sempre que as coisas acontecem desta forma [como devem], a filosofia XIS surte o seu efeito e cumpre o seu desígnio. Na vida real, com gente real. Bravo!

#apartirdeagoraestamosligados