Ricardo Ferraz

Possui formação na área de Programação e há 15 anos que faz parte da equipa XIS. A boa disposição e o sentido de humor inabaláveis, até nos momentos mais críticos, são traços dominantes da sua personalidade. Ele próprio é o primeiro a reconhecê-lo e quem o conhece subscreve. “Estou sempre bem-disposto, porque a má disposição, além de não resolver nada, só piora as coisas. E também sou bastante paciente. Neste tipo de trabalho, temos de ser.”

Se lhe pedirem para escolher entre as áreas de Sistemas e Desenvolvimento, aponta logo para a primeira. Porquê? A explicação é simples: “A área de Sistemas é, para mim, mais desafiante, pois permite uma interação maior com os clientes e, por outro lado, leva-me mais vezes lá fora, deixa-me apanhar ar” [riso]. Tal como os restantes elementos do Grupo, não tem dúvidas de que a relação forte que se estabelece com o cliente, desde o primeiro contacto, aliada à elevada qualidade dos produtos e serviços disponibilizados, coloca o XIS Group num patamar de referência alcançado por poucos.

“O melhor de tudo é o relacionamento de extrema proximidade e confiança que temos com o cliente. E, no fundo, é também esse tipo de relação que nos une internamente. Aqui não há estratos, estamos todos a lutar pelo mesmo. É por isso que temos tudo para dar certo. Somos bons no que fazemos e temos um produto excelente.”

Nos tempos livres, refugia-se na família, nos livros, sobretudo os de História, mas também não recusa um passeio pela ilha, de carro ou a pé, ou uma ida à praia.