Quirino Rodrigues

Em criança, sonhava ser polícia, mas acabou por trilhar outro caminho. Com formação profissional em Informática, entrou para o XIS Group em 2005 e a sua principal missão passa pelo planeamento e pela implementação de sistemas. Desafios não faltam nesta área, e, para o técnico de sistemas, esse é precisamente um dos fatores mais aliciantes do ofício. “Os principais desafios prendem-se com a resolução de problemas que vão surgindo, e, na Informática, quase sempre, os problemas são diferentes entre si. Não há duas maneiras iguais de formatar um computador.”

Competência e disponibilidade são imprescindíveis, por uma simples razão: “Não podemos deixar o cliente ‘pendurado’, isso é algo que nunca pode acontecer.”, mas o XIS Group vai ainda mais longe. Além da competência e disponibilidade, se preciso for, até oferece “um ombro amigo”, garante Quirino.

Rotina não há. As soluções não são iguais, os problemas tampouco, e os próprios clientes colocam diferentes desafios, todos os dias. “Estamos sempre a aprender, as novidades não param, o que é, sem sombra de dúvida, muito positivo.”

Quando não está a planear ou a implementar sistemas, partilha a maior parte do tempo com a família. Gosta de acampar, de andar de bicicleta e… “comer bem” [riso], mas, ficando em casa, também se diverte a jogar no computador ou a ver televisão. Caminhadas não são para ele.